SIMA - Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Atividade de Defesa do Meio Ambiente

SOBRE 


UM SINDICATO:
É a associação de membros de uma profissão/categoria, ou de empregadores, destinados a defender seus interesses econômicos e laborais comuns, e assegurar a representação e a defesa dos associados em juízo; sua característica principal é ser uma organização de um grupo existente na sociedade.
 
SUAS FUNÇÕES:
Função Negocial: Observa-se a prática das convenções e acordos coletivos de trabalhos. Tal função é regulamentar, e muito embora haja verdadeira negociação entre as partes atuantes. Nesta função o SIMA tem como DATA BASE 1º DE OUTUBRO.
Função Econômica: A Constituição Federal prevê que o Direito do Trabalho é centrado na ordem econômica.

FUNÇÃO POLÍTICA:
Deve ser exercida, porém, sem interferência partidária, de modo a comprometer a atividade sindical.

FUNÇÃO ASSISTENCIAL:
É delegada pelo Estatuto e, o sindicato exerce; então um dever-função conforme previsto no artigo 514 da CLT.

FUNÇÃO DE REPRESENTAÇÃO:
Consagrada pela Constituição Federal no artigo 8°, III, o sindicato atua por representação propriamente dita (dissídios), acordo coletivo ou substituição processual (interesses coletivos), com efeito a todos os seus associados.

Enoque Ribeiro dos Santos afirma: "nunca devemos esquecer que cabe aos sindicatos uma função assistencial, vital a desempenhar na sociedade multifacetária nos dias de hoje, com todas as suas contradições e antagonismos, ou seja, dar uma contribuição decisiva para a justiça social e na medida do possível, servir como um instrumento de equalização de oportunidades para os trabalhadores, através de uma participação junto ao Estado na formulação de suas políticas macroeconômicas".

Compilado por Alessandra Valentin (abaixar o nome de Alessandra)


FUNÇÃO ÉTICA:
Boa fé na atividade de negociar, sob pena de intervenção do estado.


FUNÇÃO DE COOPERAÇÃO:
Como índole do regime corporativo.


SEUS PRINCÍPIOS:
Portanto, da análise das funções exercitadas pelo sindicato, percebe-se que não só a legalidade prevista no artigo 37, caput da Constituição Federal, mas também a moralidade e a eficiência são princípios do quais o sindicato jamais deverá se afastar. Isso porque, em todas as funções enumeradas, o sindicato representa o interesse de sua categoria.
 
Denúncia
Ambiental
Jurídico
Homologação