noticias-energiasolar_optimized

Geração de energia solar chega ao mesmo patamar da energia eólica no Brasil

A capacidade de geração de energia solar no Brasil chegou ao mesmo patamar das usinas eólicas e a previsão é de mais crescimento este ano. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, mais de 70% da energia prevista para entrar em operação nos próximos anos virá de placas solares.

O Brasil vive uma espécie de revolução nos telhados. Nos últimos anos, a instalação de placas fotovoltaicas vem transformando a matriz energética do país.

O investimento feito em uma casa de festas ajuda a entender o fenômeno. Em maio do ano passado, painéis foram instalados ao custo de R$ 220 mil. Em apenas sete meses, a empresa já economizou R$ 54 mil reais. O responsável pela instalação diz que o investimento tem retorno em três ou quatro anos.

Uma empresa instala, em média, cinco sistemas fotovoltaicos por dia no Rio de Janeiro, uma demanda que aumentou 40% só no último ano e que aponta para o futuro. As projeções, no entanto, indicam que a energia solar vai crescer 40% em 2023, ampliando a participação da energia limpa no país.

.

Comments are closed.